O
Parqueamento de Apoio Rodoviário ao Caminhoneiro – PARC-COBRASCAM – é
originário de projeto do governo federal, elaborado na década de 1990
pelo
extinto DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Essa
iniciativa
decorreu da necessidade dos órgãos de segurança pública em intervir e
amenizar
os elevados índices de criminalidade praticada contra pessoas e bens
que operam
no transporte rodoviário de cargas na região do Rio de Janeiro, bem
como oferecer
parada de descanso com infraestrutura, conforto e segurança aos
caminhoneiros
usuários das rodovias federais e que passam pelo Rio de Janeiro.
Sua
execução e responsabilidade foram entregues pelo DNER à COBRASCAM –
Cooperativa
Brasileira dos Caminhoneiros – através
de Contrato de Concessão Remunerada, assinado entre as partes, no ano
de 1990,
válido por trinta anos, renovável por igual período, por se tratar de
cooperativa sem fins lucrativos e representante da categoria alvo dos
benefícios propostos.
Ocupando
uma área de 168.000 m2 no antigo Centro Rodoviário do DNER,
hoje 5ª
Superintendência do DNIT, no Km 164 da Rodovia
Presidente Dutra, no
bairro de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro, passou a ser utilizado,
mesmo que
precariamente, desde o seu início, principalmente pelos caminhoneiros
naquele
trecho da rodovia, passagem obrigatória a todo o tráfego procedente do
Sul e do
Sudeste, com destino ao Nordeste e Norte do país, via litoral e
vice-versa.
Na
época, graças a situação econômica aquecida do país, surgiram grandes
investidores interessados no empreendimento. Porém, o surgimento dos
planos
econômicos do governo e o esfriamento da economia afugentaram esses
investidores, obrigando a COBRASCAM a cumprir o contrato com o DNER com
escassos recursos próprios, sacrifício e participação de profissionais
vinculados.
Períodos
nebulosos foram suplantados. Apesar disso, a obra teve seu andamento
mantido,
compromissos financeiros cumpridos, inclusive a remuneração contratual
devida
ao DNER, hoje DNIT, rigorosamente nos seus respectivos vencimentos, até
a
presente data.
O
projeto elaborado pelos mais gabaritados técnicos do DNER da época
previa:
vagas para estacionamento simultâneo para até 855 caminhões, segurança
pessoa e
patrimonial, banheiros, restaurantes, lanchonetes, área de lazer e
esportiva,
posto de combustível, lavador, oficina mecânica, borracheiro, posto de
molas,
telefones, sala de espera, etc..
Hoje,
o PARC-COBRASCAM, cujas obras continuam em pleno andamento e que já é
utilizado
como modelo para implantação em outras partes do país, além de já ter
atingido
os seus objetivos principais de extinção da criminalidade praticada
contra
caminhoneiros no Rio de Janeiro, já oferece dignamente aos seus
usuários diversos serviços e benfeitorias.
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