PARQUEAMENTO DE APOIO RODOVIÁRIO AO CAMINHONEIRO


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O Parqueamento de Apoio Rodoviário ao Caminhoneiro – PARC-COBRASCAM – é originário de projeto do governo federal, elaborado na década de 1990 pelo extinto DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Essa iniciativa decorreu da necessidade dos órgãos de segurança pública em intervir e amenizar os elevados índices de criminalidade praticada contra pessoas e bens que operam no transporte rodoviário de cargas na região do Rio de Janeiro, bem como oferecer parada de descanso com infraestrutura, conforto e segurança aos caminhoneiros usuários das rodovias federais e que passam pelo Rio de Janeiro.

Sua execução e responsabilidade foram entregues pelo DNER à COBRASCAM – Cooperativa Brasileira dos Caminhoneiros  – através de Contrato de Concessão Remunerada, assinado entre as partes, no ano de 1990, válido por trinta anos, renovável por igual período, por se tratar de cooperativa sem fins lucrativos e representante da categoria alvo dos benefícios propostos.

Ocupando uma área de 168.000 m2 no antigo Centro Rodoviário do DNER, hoje 5ª Superintendência do DNIT, no Km 164 da Rodovia Presidente Dutra, no bairro de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro, passou a ser utilizado, mesmo que precariamente, desde o seu início, principalmente pelos caminhoneiros naquele trecho da rodovia, passagem obrigatória a todo o tráfego procedente do Sul e do Sudeste, com destino ao Nordeste e Norte do país, via litoral e vice-versa.

Na época, graças a situação econômica aquecida do país, surgiram grandes investidores interessados no empreendimento. Porém, o surgimento dos planos econômicos do governo e o esfriamento da economia afugentaram esses investidores, obrigando a COBRASCAM a cumprir o contrato com o DNER com escassos recursos próprios, sacrifício e participação de profissionais vinculados.

Períodos nebulosos foram suplantados. Apesar disso, a obra teve seu andamento mantido, compromissos financeiros cumpridos, inclusive a remuneração contratual devida ao DNER, hoje DNIT, rigorosamente nos seus respectivos vencimentos, até a presente data.

O projeto elaborado pelos mais gabaritados técnicos do DNER da época previa: vagas para estacionamento simultâneo para até 855 caminhões, segurança pessoa e patrimonial, banheiros, restaurantes, lanchonetes, área de lazer e esportiva, posto de combustível, lavador, oficina mecânica, borracheiro, posto de molas, telefones, sala de espera, etc..

Hoje, o PARC-COBRASCAM, cujas obras continuam em pleno andamento e que já é utilizado como modelo para implantação em outras partes do país, além de já ter atingido os seus objetivos principais de extinção da criminalidade praticada contra caminhoneiros no Rio de Janeiro, já oferece dignamente aos seus usuários diversos serviços e  benfeitorias.

Pioneiro em estacionamento para veículos pesados no Rio de Janeiro.
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